Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Samsung apresenta o seu smartwatch, o Galaxy Gear


   Dois dias antes do início da IFA, uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, a Samsung apresentou, em Berlim, seu mais novo gadget, o Galaxy Gear. O aparelho é o primeiro smartwatch (relógio inteligente) da sul-coreana e grande aposta para embalar o mercado dos werable — dispositivos que você pode vestir, como o Google Glass.
 

   O anúncio do Gear foi feito nesta quarta-feira durante a Samsung Unpacked, tradicional evento de tecnologia onde são apresentados os novos produto da empresa. Na primeira edição do ano, foi apresentado o Galaxy S4, smartphone top de linha da sul-coreana.

   A intenção do Gear é tornar mais prática a utilização do smartphone, através de uma integração entre os aparelhos. Pelo relógio, é possível saber se você recebeu alguma mensagem ou e-mail.

   Outra funcionalidade do smartwatch permite que o usuário faça e receba ligações sem retirar o telefone do bolso. Para isso, foi instalado um auto-falante e um microfone na pulseira do relógio.

   O Gear é compatível com os smartphones Galaxy S3 e S4, com o Galaxy Note 2 e 3 e com o tablet Note 10.1 (leia abaixo) e chegará ao mercado mundial no dia 25 de setembro — inclusive no Brasil.

 

Galaxy Note 3 e tablet Note 10.1

 

   Além do Gear, a Samsung apresentou o Galaxy Note 3, último modelo da sua linha de foblets — híbrido de smartphone e tablet — e o Galaxy Note 10.1, nova versão do tablet da companhia.

   O Note 3 chega para consolidar a liderança da Samsung no mercado de foblets. Ele conta com uma tela de 5.7 polegadas e é maior, mais leve e mais fino que seu antecessor. A funcionalidade também foi melhorada, com possibilidade de executar várias tarefas ao mesmo tempo,

— É uma experiência melhor para o usuário em todos os sentidos — afirmou J. K. Shin ao anunciar o aparelho.

   O gadget chegará ao mercado em duas versões, com processador de 2.3GHz quad-core ou 1.9GHz octa-core. Com isso, o Note 3 surge com configurações superiores as do Galaxy S4, um dos smartphones mais poderosos do mundo.

   No Note 10.1, o destaque fica para a qualidade da imagem. O novo tablet contará com uma tela de 10.1 polegadas, com resolução de 2.560 por 1.600 pixels (mais que FullHD).

   Além disso, ele virá também em duas versões, com processador de 2.3GHz quad-core ou 1.9GHz octa-core. Ambos terão câmera traseira de 8 MP e 2MP na frente.

Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/economia/tecnologia/noticia/2013/09/samsung-apresenta-o-seu-smartwatch-o-galaxy-gear-4257581.html

Destaques da tecnologia brasileira


   Apesar de enfrentar problemas em vários setores o Brasil se destaca emvários quesitos. Veja abaixo alguns destaques da tecnologia brasileira que tem nos dado orgulho dentro e fora de nosso país:

-  O Brasil é campeão mundial na exploração de petróleo em águas profundas e lidera as pesquisas sobre bicombustíveis de 1ª e 2ª geração.
-  Segundo o Banco Mundial e FMI, o sistema de automação bancária brasileiro é o mais avançado
do mundo;
-  A Empresa Brasileira de Aeronáutica – Embraer - é a 3ª maior fabricante mundial de jatos comerciais.
-  O etanol produzido a partir da cana de açúcar, com tecnologia 100% brasileira, é hoje a alternativa energética mais viável do planeta.
-  80% dos veículos comercializados no Brasil têm motores bicombustíveis;
-  O plástico-verde brasileiro é o primeiro no mundo a conter 100% de matéria-prima renovável;
-  O sistema de telecomunicações brasileiro está entre os mais avançados do mundo;
-  99% das declarações de imposto de renda da população brasileira são entregues pela internet;
-  O Brasil é o terceiro produtor mundial de aparelhos de televisão.
-  Tecnologias desenvolvidas nos laboratórios da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, elevaram o Brasil à condição de celeiro agrícola da terra. Hoje o país é o maior produtor de café, açúcar e laranja e seu rebanho bovino comercial é o maior do mundo.

-  As eleições políticas no Brasil são realizadas através de urnas eletrônicas, tecnologia nacional que permite aos 140 milhões de eleitores brasileiros conhecerem o resultado do pleito em tempo recorde.


Fonte: http://www.brasil-tech.com/tecnologia.html

Google e Samsung fazem as pazes


   Um entendimento cordial. Google e Samsung chegaram a um acordo que evita a guerra das patentes.

   O acordo inclui uma troca, e não a transferência de propriedade, de patentes já existentes ou futuras durante uma década. Os dois gigantes tecnológicos consideram que assim podem concentrarem-se no desenvolvimento de projetos e trabalhar juntos.

   As condições financeiras não foram reveladas.

   A maioria dos telemóveis e tabletes Samsung possuem o sistema Android da Google.

   A Samsung chegou também a um acordo sobre patentes com a Ericson, que tinha avançado para tribunal contra a empresa sul-coreana por violação de patentes.

   Com o entendimento, as contas da Ericson do quarto trimestre de 2013 deverão apresentar um lucro equivalente a 375 milhões de euros.

   Já na guerra Samsung/Apple, não há tréguas à vista.

Fonte: http://pt.euronews.com/2014/01/27/google-e-samsung-fazem-as-pazes/

Hologramas ajudam cirurgiões


   Uma empresa israelita desenvolveu uma tecnologia que permite aos cirurgiões verem o corpo do paciente flutuar no ar durante operações e exames. Foram usados hologramas a três dimensões para ajudar a fazer operações ao coração: “O que faz é mostrar a anatomia do paciente, a verdadeira anatomia do paciente, numa posição hiper-realista, em que conseguimos ver tudo. Saber onde estamos, o que se passa no interior do corpo, em tempo real. Usamos o holograma para orientar os procedimentos e para conhecer melhor a anatomia com que estamos a lidar”, explica Elchanan Bruckheimer, um dos criadores do projeto.

   O sistema usa análise de dados e projeção densa de luz. As medidas e as dimensões produzidas pelas radiografias e ressonâncias magnéticas são usadas para formar um holograma. Um sistema especial faz com que ele seja depois projetado num ponto específico do espaço.

   Segundo os criadores, esta tecnologia abre novos caminhos aos cirurgiões e permite novas formas de operar, que não eram possíveis com as câmaras 2D convencionais. Ao contrário de outras soluções 3D, esta tecnologia não necessita de óculos especiais. Pode também ser usada para o acompanhamento de uma gravidez, à semelhança das ecografias tradicionais.


Fonte: http://pt.euronews.com/2014/01/20/hologramas-ajudam-cirurgies/

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Eleição traz riscos para economia brasileira, diz Banco Mundial

   O ano eleitoral no Brasil deve dificultar a implementação de medidas necessárias para o período de "aperto financeiro global", segundo relatório do Banco Mundial com a previsões para 2014 divulgado nesta terça-feira.

   O estudo diz que o "desafio de implementar políticas necessárias de curto prazo para a estabilidade macroeconômica durante a transição a taxas globais mais altas de juros" será mais difícil em países com eleições à vista, como Brasil, Turquia, Índia, Africa do Sul e Tailândia.

   As moedas desses países estão entre as que mais sofreram no ano passado, quando o Fed (BC dos EUA) indicou, a partir de maio, que diminuiria seus estímulos de US$ 85 bilhões –ação que foi tomada no fim de 2013, quando a compra de títulos foi reduzida a US$ 75 bilhões.

   Entre maio e agosto de 2013, o real, por exemplo, chegou a se desvalorizar 16% e foi a moeda que mais perdeu em relação ao dólar.

   A redução da política de estímulos do Fed agora obriga mudanças nas políticas econômicas dos países emergentes, diz o Banco Mundial.

   "A recuperação dos países de maior renda é bem-vinda, mas traz alguns riscos. Se as taxas de juros [nos países ricos] subirem muito rapidamente, o fluxo de capitais para os países emergentes pode cair 50% ou mais por vários meses, potencialmente provocando crises nos países mais vulneráveis", escreveu Andrew Burns, principal autor do estudo.

   O relatório diz que no Brasil, apesar do aumento da taxa de juros, os empréstimos liderados por "bancos estatais continuam fortes, ampliando as vulnerabilidades".

   O texto cita diretamente o Brasil em trecho sobre "complacência política, que vai exigir ajustes maiores depois" e "um custo econômico maior devido ao maior escrutínio das condições domésticas pelos mercados financeiros".

   Entre os emergentes, o menor fluxo de dólares criados pelo banco central americano pode aumentar os custos de financiamento e ameaçar investimentos e aumentar os custos do serviço da dívida nos emergentes.

   Sobre o câmbio, sua utilidade como "primeira linha de defesa" foi limitada "pelo risco de que o aumento no custo das importações afetaria a inflação, em países como Brasil, Índia e Indonésia".

AVANÇO MODESTO

   As previsões do Banco Mundial colocam o Brasil mais próximo do crescimento modesto do PIB dos países mais ricos, que saíram recentemente da recessão, do que dos países emergentes.

   O Brasil deve crescer, segundo o estudo, 2,4% neste ano e 2,7% no ano que vem. Para 2013, estima alta de 2,2%, mais do que analistas consultados em relatório semanal do BC (2%).


Menos que os EUA, que devem crescer 2,8% e 2,9%, neste ano e no próximo. A boa notícia é que a    China continuará com crescimento forte, de 7,7% neste ano e 7,5% em 2015.



2014 será o ano do ramsonware, do bitcoin e da privacidade, diz AVG

   Especialistas em segurança apontam as principais tendências para a área de tecnologia no ano que se inicia
   Este será o ano do ramsonware, do bitcoin e da privacidade, disseram os especialistas em segurança da AVG Technologies, que liberou nessa terça-feira (14) as principais tendências e apostas para a área de tecnologia.
   Os pesquisadores da empresa de segurança preveem que algumas tendências do ano passado podem ter repercussão e/ou continuidade em 2014, assim como algumas novidades que podem surpreender a todos. Em 2014, os ramsonwares (também conhecidos como vírus de sequestro) serão ainda mais sofisticados.
   O fenômeno recente do Cryptolocker foi uma inevitável continuação da tendência desse tipo de ameaça que há algum tempo já perturbava suários e empresas. Mas esse vírus, especificamente, apresentou um grau de sofisticação e habilidade de criptografar arquivos em troca de dinheiro como nunca antes visto. 
   Os especialistas acreditam que os cibercriminosos irão encontrar novas formas de causar danos e fazer fortuna rápida em 2014, ainda mais se o Cryptolocker tiver uma nova versão.   
   Outro tipo de ransomware menos comum, mas que também deve causar problemas no próximo ano, é o que possui a funcionalidade de tirar fotos do usuário com sua própria webcam. Os criminosos passam, então, a chantagear a vitima e até cogitam incluir sua imagem em sites de pedofilia para apresentar às autoridades legais. Com medo da chantagem as vitimas acabam, muitas vezes, pagando altos valores para evitar danos por crimes falsos.
Vigilância na Internet
   Em 2013 os esforços para criar redes de cooperação internacional entre agências de investigação e polícias de diferentes nações foram bastante tímidos se comparados com os riscos e danos causados pelo crime organizado, pelo terrorismo e pelo cibercrime ao redor do mundo.
   Em resposta a isso a tendência em 2014 é de crescimento da chamada "vigilância na Internet". Ao mesmo tempo, a defesa ativa parece também ganhar popularidade e muitos estudiosos de segurança ao redor do globo passaram a defender o conceito de "segurança ofensiva", na qual são empregadas todas as táticas, mesmo que potencialmente antiéticas, para investigar e combater crimes online.
   De acordo com os especialistas, os defensores da segurança ofensiva argumentam que o número de crimes virtuais continua a subir, ano após ano, porque os criminosos sabem que existe impunidade. Por conta disso, já existem grupos clandestinos secretos que trabalham no combate aos crimes na Internet, buscando minar o trabalho de cibercriminosos de forma independente das agências e governos.
Bitcoins
   O conceito de Tecnologia ponto a ponto, antes associado à necessidade dos usuários de compartilhar músicas, vídeos, e outros conteúdos gratuitamente agora está sendo aplicado ao dinheiro - na forma de "crypto-moedas" como o Bitcoin e outras moedas digitais baseadas em instrumentos financeiros.
   No entanto, muitos sugerem que o Bitcoin nada mais é do que uma ferramenta para crimes virtuais, e citam o exemplo do Cryptolocker - que usa o Bitcoin como um método de pagamento anônimo e tem sido um dos motores do aumento de seu valor, disseram os especialistas da AVG.
   No ano de 2014, o foco deve permanecer no Bitcoin (e outras moedas como a Litecoin e a Novacoin) e os usuários devem se manter atentos à volatilidade e ao alto risco no uso de uma tecnologia ainda nova.
Privacidade
   Na atualidade, a privacidade ainda é uma escolha do usuário. Em 2014, os especialistas acreditam que haverá muito mais discussão sobre o direito à privacidade. O usuário deve ter a possibilidade de se desconectar completamente da Internet ou pode optar por partilhar cada minuto de sua vida nas mídias sociais.
Futuro digital
   Nos próximos cinco anos, a expectativa é de que mais de 2,5 bilhões de pessoas se conectem à Internet pela primeira vez no mundo.
   "No entanto, ao serem confrontados com tamanha complexidade tecnológica, esses novos usuários enfrentam uma curva de aprendizagem muito mais íngreme e, infelizmente, são mais suscetíveis a problemas", afirma Mariano Sumrell, diretor de Marketing da AVG Brasil.
   Sumrell alerta também que "a proteção é sempre melhor alcançada com uma combinação de tecnologia adequada, sistemas atualizados e um maior nível de conscientização e educação dos usuários".

Após anos, HP deve anunciar seu novo smartphone na próxima semana


  
   Os rumores que há algum tempo circulam na internet e indicam que a Hewlett-Packard (HP) está prestes a retornar ao mercado de dispositivos móveis estão prestes a se confirmar – é o que diz o Digitimes. Em conversa com o site 9to5 Google, uma fonte interna da empresa disse que o lançamento do próximo dispositivo móvel da companhia deverá ser anunciado até a próxima semana.
   Segundo informações do PhoneArena, a companhia tem investido recursos em desenvolver um dispositivo cujo público-alvo será o mercado emergente. Com tela capacitiva sensível ao toque de até 5,7 polegadas, o dispositivo contará com um processador Intel e não deverá custar mais que US$ 250.
   Ao que tudo indica, a companhia não se importou com o design do produto e ele deverá ser semelhante aos smartphones mais baratos que chegam da China, tendo a logomarca da HP como o único diferencial. Especialistas em software dizem que o mais provável é que o dispositivo venha com uma versão simplificada do Android.
   A estratégia é semelhante à que a Lenovo adotou para entrar no mercado de smartphones. A chinesa, que é líder em venda de computadores no Brasil, apostou em designs extremamente simples para seus dispositivos móveis e foi muito criticada. Independente das críticas, a companhia foi capaz de despachar mais de 50 milhões de smartphones somente no último ano e há alguns dias anunciou sua nova linha de smartphones, cujo foco, aparentemente, é a melhoria do visual dos aparelhos.
   Independente de qualquer coisa, o objetivo da HP é bastante claro: derrubar os preços e vender muitos dispositivos para criar uma boa base de consumidores e, posteriormente, poder oferecer-lhes dispositivos com melhorias incrementais. Até lá, a ordem é fortalecer o relacionamento com fornecedores na China para garantir o melhor preço e competir diretamente com rivais asiáticos como Lenovo, Acer e Asus.
   Não é exatamente um retorno triunfante para a HP, mas mesmo assim é um retorno.    Diante do declínio do mercado de computadores, essa é a única alternativa para a norte-americana voltar a atrair o público e ser competitiva novamente.

Fora do ar há dias, Dropbox afirma que todos os arquivos estão seguros


  
 
   Desde sexta-feira (10), os usuários do Dropbox em todo o mundo têm enfrentado indisponibilidades e uma série de dificuldades para fazer o upload e sincronização de seus arquivos entre diversos dispositivos. A falha atinge, principalmente, os clientes do serviço para celulares e tablets, mas a empresa garante que todos os dados hospedados estão seguros.
   Durante todo o final de semana, a companhia afirmou que esteve trabalhando para resolver as falhas. De acordo com o Dropbox, 99% de seus usuários já devem ter acesso pleno a todos os arquivos hospedados. Ainda assim, cerca de 20% dos utilizadores do serviço em celulares, além de 5% dos que o acessam por meio de PCs, ainda devem encontrar falhas na sincronização dos dados entre os diversos aparelhos.
   O Dropbox também afastou rumores de que teria sido hackeado e afirmou que as falhas começaram a acontecer após uma manutenção de rotina, que acabou descobrindo uma série de problemas na infraestrutura. Como medida imediata, foi desabilitado o serviço específico para upload automático de fotos, com o upload dos arquivos tendo de ser feito manualmente pelo usuário, assim como qualquer outro dado.
   A empresa espera que todos os problemas sejam solucionados até o final desta segunda-feira (13). Isso inclui o restabelecimento total dos serviços dedicados a fotos.

Site confirma especificações do Samsung Galaxy S5, com lançamento para abril


   O lançamento do Samsung Galaxy S5 se aproxima e, com ele, aumenta a quantidade de rumores relacionados não apenas ao aparelho topo de linha da fabricante coreana, mas também a seus “irmãos”, o S5 Mini e S5 Zoom. Agora, especificações completas dos aparelhos foram reveladas pelo site SamMobile.
   É sempre importante lembrar que, claro, nada disso foi confirmado oficialmente pela Samsung. Os responsáveis pelo veículo, porém, afirmam ter uma fonte quente o suficiente para dar as configurações como corretas. Ainda não há data prevista para uma revelação, mas ela parece estar mais próxima do que se imagina, podendo acontecer já em março.
   De todas as novidades, a mais interessante parece ser a notícia de que o Samsung Galaxy S5 virá em duas versões diferentes, uma feita de metal e custando € 800 (cerca de R$ 2.560) e outra em plástico, que deve sair por € 650, aproximadamente R$ 2.080. A estratégia é parecida com a da Apple e seus iPhones 5S e 5C, com a marca incentivando as pessoas a escolherem o modelo mais caro.
   Além disso, essa seria a maneira da Samsung diferenciar o Galaxy S5 do restante da linha, que manteve mais ou menos o mesmo design ao longo dos anos. Isso, apesar de baratear os custos de produção, passa uma perspectiva errada para o cliente, que não percebe claramente a diferença entre os aparelhos nem sente que está adquirindo um produto realmente novo quando troca entre celulares da mesma linha.
   A tela, AMOLED, deve ter pelo menos 5,25 polegadas, mas o tamanho exato não pôde ser confirmado pelo SamMobile. A resolução será de 2.560 x 1.440 pixels, mostrando um grande foco nos serviços de entretenimento em jogos, além da experiência com a câmera fotográfica, que deve ter sensor de 16 megapixels e, possivelmente, um sistema de estabilização de imagens em hardware.
   O processador também traz novidades, dependendo da versão. A versão metálica deve utilizar o chip Exynos 6 e também trará suporte à tecnologia LTE. Já a edição plástica, teoricamente mais humilde, usará pela primeira vez o processador Snapdragon 805, da Qualcomm, com oito núcleos. Em ambos os casos, o sistema operacional será o Android KitKat 4.4.
   Informações técnicas como a quantidade de memória RAM e autonomia de bateria ainda continuam uma incógnita. O SamMobile, ainda, corrobora os rumores publicados anteriormente: o Samsung Galaxy S5 deve ser revelado ao público em março, durante um evento da marca em Londres, chegando às lojas em abril.

Irmãos menores

   O veículo também obteve algumas poucas informações sobre outros aparelhos da linha Galaxy, que devem chegar ao mercado poucas semanas após o S5 e, assim como ele, também devem passar a receber atualizações anuais devido a seu sucesso junto aos consumidores. As novidades, porém, são bem menos específicas.
   De acordo com o SamMobile, ambos os aparelhos terão tela AMOLED de 4,8 polegadas e resolução qHD, com 960 x 540 pixels. O sistema operacional também será o Android 4.4 KitKat e o foco dos aparelhos continua o mesmo, com o S5 Zoom voltado para a experiência com fotografias, enquanto o Mini tem como foco a oferta de preço e tamanho menores para os consumidores.

domingo, 12 de janeiro de 2014

Samsung ATIV Book 5 é ultrabook elegante e compacto

São Paulo -- O ATIV Book 5, da Samsung, é umultrabook com tela de 13,3 polegadas compacto e elegante. Tem processador Intel Core i5 de terceira geração, 4 GB de memória e unidade de disco de 500 GB com mais 24 GB de memória flash.
A bateria é um ponto forte. Em testes como o do site LaptopMag, aguentou mais de 7 horas de uso sem recarga. O som também foi considerado acima da média. Já a tela, que não é full HD e é pouco luminosa, desagradou nas análises.
O ATIV Book 5 é vendido em duas configurações. A mais simples (530U3C-KD2) custa 2.300 reais, pesa 1,5 kg e não tem tela sensível ao toque. A versão com tela sensível (540U3C-KD1) também tem processador mais potente. Pesa 1,7 kg e é encontrada por 3.000 reais.
Fonte: http://exame.abril.com.br/tecnologia/galerias/gadgets/samsung-ativ-book-5-e-ultrabook-elegante-e-compacto

Microsoft deve lançar Windows 9 em abril de 2015, diz site

   O sucessor do Windows 8 deverá ser anunciado durante a BUILD, conferência da empresa.

   São Paulo - A Microsoft planeja lançar o sucessor do Windows 8 já em abril de 2015,segundo informações do SuperSite For Windows, mantido pelo especialista Paul Thurrot. De codenome Threshold, o Windows 9 deverá ser anunciado durante a BUILD, conferência da MS que acontece em abril.
   Segundo Thurrot, a nona versão do sistema operacional chegará após as atualizações que a empresa pretende lançar para o Windows 8.1. A edição atual receberá um Service Pack gratuito chamado de Update 1 ainda em 2014, que deverá tornar a integração com os Windows Phones ainda mais forte.
   O site ressalta que o W9 será mais do que um simples upgrade – ou pelo menos é isso que a Microsoft parece pretender. A ideia é lançar um sistema operacional que deixe para trás os problemas e as críticas da versão atual, e justamente por isso a marca Windows 8 será colocada de lado.
   No entanto, poucas são as prováveis novidades que o novo SO trará. Entre elas, acredita-se que esteja um botão Iniciar de verdade, visto que ele foi “ressuscitado” de forma incompleta na atualização – há a chance de ele ser incluído ainda no W8, em um eventual Update 2, no entanto. Existe ainda a possibilidade de a MS implantar uma interface “Metro 2.0”, que poderia trazer um “modo janela” para os aplicativos baseados na Modern UI, entre outras funcionalidades.
   Novos recursos à parte, Thurrot afirma que não serão disponibilizadas versões Alpha do sistema operacional durante a BUILD, e a apresentação deverá trazer apenas o anúncio. Mas, ainda segundo o especialista, a Microsoft lançará três “milestones” do SO antes de colocá-lo oficialmente no mercado, de forma a agregar a maior quantidade possível de feedback, possivelmente.
   De qualquer forma, como notam Thurrot e o The Verge, o Windows 8 parece assumindo a forma de um Vista, dada a velocidade com que seu sucessor está sendo desenvolvido. No caso do velho sistema, o W7 resolveu boa parte de seus problemas. Resta esperar que o W9 faça o mesmo por seu antecessor – o que deve acontecer se a tradição for mantida.